IMPORTÂNCIA DOS INSETOS

A IMPORTÂNCIA DOS INSETOS
        Existem muitas razões para estudarmos os insetos. Suas ecologias são incrivelmente variadas. Os insetos podem dominar cadeias e teias alimentares tanto em volume quanto em número. As especializações alimentares de diferentes grupos de insetos incluem ingestão de detritos, material em decomposição, madeira e fungos, filtração aquática e alimentação de fitoplâncton. Herbivoria, incluindo a sucção de seiva e predação e parasitismo. Os insetos vivem na água ou na terra sobre o solo ou subsolo durante suas vidas inteira ou durante parte delas, seus tipos de vida pode ser solitário, gregário, subsocial ou altamente social. Podem ser conspícuos, imitar outros objetos ou permanecer escondidos, pode está ativos durante dia ou à noite, Os ciclos de vida dos insetos, permitem a sua sobrevivência diante uma ampla gama de condições, tais como extremos de frio e calor, umidade e seca, e climas imprevisíveis.

INSETOS SÃO ESSENCIAIS PARA AS SEGUINTES FUNÇÕES NOS ECOSSISTEMAS:
·         Reciclagem de nutrientes, por meio de degradação de madeira e serapilheiras, dispersão de alguns fungos, destruição de cadáveres e excremento e revolvimento do solo.
·         Propagação de plantas, incluindo polinização e dispersão de sementes.
·         Manutenção da composição e da estrutura da comunidade de plantas, por meio de fitofagia, incluindo alimentação sementes.
·         Alimentos para vertebrados insetívoros tais como muitas aves, mamíferos, répteis e peixes.
·         Manutenção da estrutura da comunidade de animais, por meio de transmissão de doenças a animais grandes, e predação e parasitismo dos pequenos.

REFERÊNCIAS

GULLAN, P.J. CRANSTON, P.S. Insentos: Fundamentos da Entomologia- 5.ed. – Rio de Janeiro: Roca, 2017.

← Anterior Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário